GOSTOU? ME SIGA!!!

O Google está fazendo algumas alterações no Google Friend Connect, agora os seguidores necessitam ter uma Conta do Google para fazer login no Google Friend Connect para seguir os blogs.
Se você que me seguia e não tinha cadastro no Google, por favor faça o seu cadastro e volte
a participar da minha lista de seguidores e saibam que senti sim muita falta de vocês! Estou lhes esperando com o maior carinho!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Broa de Queijo Mineira


Broa de Queijo Mineira
Passeando pela net encontrei esta delicia no http://deliciasbypriscila.blogspot.com.br/2012/07/broa-de-queijo-mineira-de-leite-moca.html que explica muito bem a receita e como preparar

Este é o sucesso, a delícia da vitrine  dos Caffes de Belo Horizonte.
Conhecida  por diversos nomes, e todos são a mesma delícia:
  • Broa de Queijo,
  • Broinha de Queijo ou 
  • Broinha de Fubá com Queijo.
  • Broa de Queijo Mineira
    Broinha de Fubá com Queijo de Leite Moça

copo - 250 ml
xícara - 240 ml

rendimento 28 unidades - tamanho shopping - medida  concha de sorvete

Ingredientes:
  • 395 g - 1 lata de leite condensado Moça
  • 500 ml - 2 copos (requeijao cheio) leite integral
  • 125 ml - 1/2 copo (requeijão) óleo de milho
  • 2 xícaras (chá) fubá mimoso
  • 1 xícara (chá) polvilho "azedo"
  • 1 colher (sopa cheia) erva doce sementinhas
  • 2 ovos inteiros grandes jumbos  (60 g cada)
  • 1 colher (sopa cheia) fermento em pó Dr. Otker -  que cresce exclusivamente no forno (não use fermento em po para bolo comum), 
  • 300 g de queijo canastra ralado ou use queijo minas padrao

  • fubá mimoso - para empanar


    Pilotando a Cozinha com Priscila:

    1 - Leve para ferver juntos numa leiteira teflonada: leite condensado, o óleo de milho + leite integral, mexendo o tempo todo nesta receita.  

    Diferente do escaldamento comum do pao de queijo, este voce precisa mexer com colher raspando o fundo, que o leite condensado por ser + pesado, ele se concentra no fundo e vira casquinha como aquele doce brigadeiro ou creme confeiteiro que vc descuidou e deixou na chama por conta propria. Mexendo, nao forma casquinha. Levantou fervura, vai subir mesmo com oleo igual leite comum para transbordar, fique de olho, começou a  crescer subir borbulhando, desligue e esta pronto...


    2 - Escolha uma caçarola teflonada das boas suas, coloque o fubá + polvilhe  azedo, misture os dos pos (branco do azedo e amarelinho do fubá),  e escalde em cima da pia, com o trio fervente, mexendo o tempo todo.


     3 - O resultado é esse grude pesado. Agora leve ao fogo, mexendo o tempo todo até cozinhar como massa de coxinha e rissoles que solta do fundo da panela bem cozido e homogeneo. É rápido...

    Caçarola teflonada - O resultado é este, cozido, que se concentra tudo num canto, com panela limpa totalmente.

    Caçarola de aluminio,  ferro ou inox - Todas as receitas da minha pesquisa, falam que depois que formar uma crosta que esta quase queimando no fundo da panela, nascendo uma bola cozida pode parar que massa chegou no ponto...

    Querida faz na teflonada, nossas vós não tinham delas na época, a gente não precisa encarar uma panela com crosta quase queimando para lavar depois...

    4 - Transfira a massa quente para a batedeira, com batedor triangular (massas semi pesadas), bata a massa e enquanto bate acrescente 1 ovo inteiro por vez. Adicione as sementes de erva doce. Deixe bater + um pouco para acelerar o resfriamento e pare. "Aguarde a massa esfriar".

    5 - Importante: "Somente com a massa fria", coloque o fermento em po para bolo Dr. Oetker (que cresce somente com calor) + as 300 g de queijo canastra ralado. Bata até homogenizar.

    Massa Fria em temperatura ambiente - É para não ativar o fermento em po Dr. Oetker.

    Fermento em Po comum para bolo - Não use o popular qualquer,  não use nesta receita + conhecido Po Royal, que ele ja ativa, começa crescer com qualquer umidade (temperatura ambiente).

    Esta massa ainda vai para geladeira, balcao para enrolar, congelar e so depois assar - para crescer bonito no forno depois de tanto tempo, é preciso usar fermento para bolo de ultima geraçao, que so se ativara no calor, só fará a receita  crescer no calor do forno,  use Fermento em Po Dr. Oetker que é produzido com receita industrial  + moderna.

    6 - Leve para gelar por 20 minutos, que ficará facil enrolar.
    7 - Com a concha de sorvete, retire  uma porçao de massa rente a superficie da concha so, a principio vc achara que a bola é pequena, assada nao é não, fica grande como a Broa de Queijo dos Caffés Mineiros.

    8 - Coloque no fubá mimoso e empane, trabalhe com tigelona (bowl) mesmo. Na xícara fica dificil acertar o tamanho Caffes Mineiro, nasce menor.

    9 - Congelamento em aberto: Coloque um filme plastico no tabuleiro e deite as bolas empanadas cruas lado a lado, congelamento em aberto, depois de 2 horas, endureceu, retire do tabuleiro e ensaque como pao de queijo congelado.

    10 - Asse igualzinho a pão de queijo: forno quente, ja preaquecido, broa fresca em temp ambiente ou congelada. A congelada o tempo de assar é igual do pao de queijo com 25 minutos esta pronto, + que isso queima o bumbum igualzinho que acontece com o pao de queijo.

    Pão de queijo a gente nao esperar dourar, a Broa de Queijo também não, sai do forno na cor natural dele, cor de fubá mimoso. 
    Maravilhoso quentinho
    Delicioso em temperatura ambiente

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigada pelo carinho em forma de comentário!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    RECEITAS MAIS ACESSADAS

    BLOGS DE PASSO A PASSO